Direitos Humanos é o tema do XVIII Congresso Jovem Cidadão do Colégio Batista de Betim

Como podemos ser agentes de mudança na construção de um mundo melhor? Compreender e propor debates acerca das questões sociais, políticas e econômicas que envolvem a sociedade pode ser um dos primeiros passos para essa transformação. Pensando nisso, o Colégio Batista Mineiro – Unidade Betim promove há 18 anos o Congresso Jovem Cidadão.

Durante o congresso, realizado neste mês de julho, os estudantes do Ensino Médio discutiram assuntos de grande influência no mundo. Nesta edição, o tema principal abordado foram os “Direitos Humanos” que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Já se passaram mais de 70 anos desde que líderes mundiais estabeleceram, por meio da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), normas comuns a serem alcançadas por todos os povos e nações. Os ideais universais contidos nos 30 artigos da DUDH vão desde os mais fundamentais, como o direito à vida, até aqueles que dão sentido à existência, como os direitos a alimentação, educação, saúde e liberdade.

LEIA MAIS:

Colégio Batista de Betim relembra obras de Leonardo da Vinci no projeto Batist’arte

Festa da Família da unidade Betim é marcada por diversão e muitas selfies

Defender e debater o assunto significa respeitar os valores básicos de todo ser humano, centrados na dignidade, e que asseguram a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Além disso, o Congresso Jovem Cidadão visa propor o aprofundamento de conhecimentos aos estudantes, uma vez que o processo de preparação para o projeto envolve muito estudo, pesquisas e análises críticas. Assim, o protagonismo dos estudantes é incentivado por meio de debates sobre temas de relevância pública no âmbito das questões políticas, sociais e econômicas. Todo esse entendimento proporcionado pelo projeto faz parte do papel do Colégio na formação de cidadãos mais conscientes.

Tags: