Uma das missões que tenho como pai e educador físico é a de apresentar e estimular hábitos que promovam uma vida saudável desde a infância. Temos o compromisso de apresentar às crianças uma alimentação saudável que promova saúde, crescimento e desenvolvimento.

Por isso, precisamos apresentar aos pequenos a opção de ter uma vida mais saudável e com mais energia: alimentação balanceada, exercício físico e sono regular. Essa é a principal dica para formar um cordão de três dobras que não se arrebenta!

Alimentação saudável em casa

Uma boa notícia é que atualmente é mais fácil encontrar crianças com hábitos alimentares saudáveis: dia da fruta na escola e comer saladas e sucos naturais em casa não é mais algo tão raro.

Um outro ponto importante para estimular uma alimentação mais saudável é o exemplo: não adianta pedir para o filhão comer um prato de salada com legumes por ser saudável, enquanto o paizão devora seu hiper, mega power prato de lasanha!

Por isso, a construção de um bom hábito alimentar passa por toda família!

Alimentação saudável na escola

Na Semana da Saúde da unidade BH Castelo, montamos um cardápio de salada de frutas e sanduíche natural onde cada estudante levou um alimento diferente.

Assim, as crianças foram desafiadas a experimentar o que nunca tinham provado e diziam que não gostavam: uma mistura de cores e sabores! Abacaxi, kiwi e maçã, com cobertura de mel e aveia; sanduíche de frango com ervas, azeite, alface, tomate e pedacinhos de manga; sem falar nos espetinhos de frutas! Hum… está dando água na boca não é?!

A alimentação saudável deve contemplar:

1. Sabor: a comida deve ser obrigatoriamente saborosa! Comer só por ser saudável não funciona;
  2. Variedade: alimentos diferentes possuem nutrientes diferentes e evitam a monotonia alimentar;
  3. Cor: quanto mais colorida a comida, mais atrativa e mais rica em vitaminas;
  4. Harmonia: equilíbrio entre quantidade e qualidade dos alimentos consumidos;
  5. Segurança sanitária: os alimentos consumidos devem estar higienizados e sem contaminação que comprometa a saúde da criança;

Por fim, tudo o que foi dito aqui todos nós já escutamos em algum momento: menos produtos industrializados e mais produtos in natura: prevenindo obesidade, anemia e várias doenças silenciosas como hipertensão, diabetes, câncer e osteoporose.

Na verdade, construir um hábito de alimentação saudável é uma ótima maneira de colocar em prática uma das mais importantes virtudes do caráter: a disciplina!

Leonardo Mariani
Educador