Compreender com exatidão um texto bíblico nem sempre é uma tarefa simples de ser executada. Em vista disso, a Faculdade Batista de Minas Gerais realizou entre os dias 23 e 25 de outubro, no Teatro Maddox, a Conferência Teológica com o tema “Os desafios da interpretação bíblica na atualidade”.

Voltado para os estudantes de Teologia, o evento contou com palestras do professor da Faculdade Batista Luiz Felipe Xavier e do pastor e Dr. Antônio Renato Gusso.

Na abertura da conferência, Xavier fez uma abordagem histórica sobre a interpretação bíblica. O professor também desafiou o público a exercitar a hermenêutica contextual, que parte das perguntas do nosso contexto, vai ao texto bíblico e retorna ao nosso contexto com as respostas ali encontradas. Conforme explicou Xavier, como o nosso contexto é dinâmico, sempre haverá novas perguntas e novas buscas por respostas.

Com a temática “Como entender a Bíblia”, Gusso lembrou que para interpretar as Sagradas Escrituras é preciso, em primeiro lugar, buscar a orientação de Deus. Ele chamou a atenção também para o cuidado que se deve ter para não usar os textos bíblicos de forma errada, pois existe um contexto e um propósito para os quais foram escritos. Além disso, ele ensinou e deu dicas que ajudam na hora de fazer a interpretação bíblica, como comparar versões bíblicas existentes e dar atenção à abordagem do texto.

Tags: