Aqui no Colégio Batista a meninada se divertiu muito na Colônia de Férias que aconteceu entre os dias 18 a 22 e 25 a 29 de julho, para crianças do berçário até 10 anos.

O mais importante para essa galerinha foi brincar, brincar e brincar. E o Batista ofereceu um local ideal para a diversão das crianças com total segurança, alimentação e cuidado.  Com uma programação especial de atividades de recreação, esporte, excursão e diversas oficinas: artes, defesa pessoal, expressão corporal, mestre-cuca, entre outras, além da camisa da Colônia.

Segundo Niliane Maciel, pedagoga e coordenadora do Colégio Batista Mineiro, o ato de brincar é de extrema importância para a criança, pois a estimula em vários sentidos, já que jogos e as brincadeiras são como um treinamento de situações que os pequenos podem enfrentar no futuro. “É brincando que as crianças aprendem regras, limites e visões do mundo. Além da coordenação motora e raciocínio lógico, durante as brincadeiras os pequenos formam sua personalidade e interagem com o outro. Também é brincando que eles relatam suas angústias e elaboram o que vivem no real”, explica a educadora.

Para brincar juntos com os filhos, Niliane Maciel sugere diversas brincadeiras. “Existem algumas que não exigem nada além da iniciativa e do interesse, como adoletá, bate mão, passa anel, morto-vivo, mímica, telefone sem fio etc. Outra coisa importante é ler junto com os filhos”, reforça.

Veja algumas sugestões divertidas e educativas:

  • Trilha

Para brincar com os carrinhos, os pais podem elaborar, com fita crepe, a trilha por onde os carros devem passar.

  • AcampaDentro ou Festa do Pijama

A família toda pode acampar na sala em uma noite bem divertida com filme e pipoca. Colchões e lençóis podem compor a cabana.

  • Adivinhe o que é?

Com os olhos fechados, as crianças devem adivinhar os objetos de seu quarto pelo tato.

  • Conte sua história

A família pode revezar na interpretação de uma história. Para isso, vale a criação de figurinos e adereços.

  • Amarelinha

Em qualquer cômodo da casa, em uma cartolina, faça o desenho da amarelinha e enumere os quadrados de 1 a 10. Depois é só ensinar as regras e se divertir!

Confira as fotos

Tags: