Colégio Batista Mineiro está entre as 10 melhores escolas de BH no Enem

O Colégio Batista Mineiro está no ranking das 10 escolas privadas de Belo Horizonte com o melhor desempenho no último Enem. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que divulgou nesta semana o desempenho no exame de 2019 das escolas em todo Brasil. O Enem é considerado o maior vestibular do país e o principal meio de avaliação da educação básica do Brasil.

Conforme Cláudia Arruda, diretora da unidade que ranqueou no Enem, localizada no bairro Floresta, na capital mineira, o resultado é fruto de muito trabalho. “Essa é uma conquista que reflete o esforço coletivo dos estudantes, professores, famílias, direção e toda a nossa comunidade escolar. É um momento de reconhecer a capacidade de superação e de crescimento de todos os envolvidos na importante missão educacional realizada pelo Colégio Batista. A escola celebra este resultado como um marco importante na trajetória de seus estudantes e educadores”, afirma.

A diretora destaca que a conquista veio também devido ao trabalho da direção geral da Rede Batista de Educação, da qual o Colégio Batista faz parte, que tem desfiado e orientado toda a comunidade da escola na última década para a melhoria dos resultados e para uma visão prospectiva de futuro por meio do investimento e desenvolvimento contínuos e qualitativos.

Sendo assim, a instituição tem investido de forma dedicada no desenvolvimento integral dos estudantes por meio de um projeto educacional que contemplam as dimensões corporal, cognitiva, socioemocional e espiritual. “Cuidar bem desses aspectos gera equilíbrio no desenvolvimento dos estudantes de forma que o potencial de cada um deles possa alcançar crescimentos surpreendentes”, completa Cláudia.

Cláudia ressalta ainda que “a visão de gerenciamento de resultados por meio do estabelecimento e monitoramento de metas de aprendizagem, do envolvimento e da qualificação dos nossos professores e do crescente engajamento dos estudantes e suas famílias tem contribuído para um crescimento nos resultados do Enem dos últimos anos”. Esse crescimento pôde ser visto, por exemplo, em 2018, quando uma estudante alcançou nota máxima na redação do Enem. Já em 2019, foram cerca de 100 notas acima de 900 na redação do Enem.

Junia Marcossi, coordenadora pedagógica da 3ª série do Ensino Médio da unidade Floresta, também pontua que o resultado é fruto do ensino ofertado desde o momento em que o estudante entra na escola. “Desde o berçário, a educação ofertada pelo Colégio Batista está firmada no desenvolvimento integral do aluno. Então, trabalhamos nos estudantes tanto os aspectos cognitivos quanto as habilidades socioemocionais. Além desse trabalho pedagógico completo, esse é um resultado que envolveu também nossos alunos e suas respectivas famílias, porque eles acreditaram e se comprometeram nesse propósito ao longo desses anos para conseguirmos juntos esse êxito agora”, afirma.

Além da unidade em Belo Horizonte, o Colégio Batista também ranqueou na cidade de Uberlândia, onde ficou em 3º lugar geral.

Tags: