Berçário Batista Baby: um lugar para o pleno desenvolvimento da criança

Na segunda-feira, a turminha “andou” de skate. Na mesma semana, a programação incluiu macarrão e gelatina. Teve também um dia em que o sol estava favorável para uma bela manhã na areia da “prainha”. E não, não se trata de nenhuma temporada de férias. Atividades como essas fazem parte da agenda do Berçário Batista Baby, do Colégio Batista Mineiro.

Mais do que entreter, as tarefas desenvolvidas no Berçário objetivam a educação e o pleno desenvolvimento da criança. “Nas atividades realizadas com macarrão, gelatina e areia (feita com farinha), por exemplo, usamos materiais comestíveis, ou seja, que podem ser levados à boca. Durante esse período, são trabalhadas as capacidades sensoriais, estimulando a descoberta e exploração de diversas texturas pelo estudante”, explica a professora Rosângela Coelho.

Outro recurso usado é a música. Durante as aulas, os pequenos escutam a professora cantar músicas que visam o desenvolvimento auditivo e a fala dos pequenos. O momento musical é ainda acompanhado de brincadeiras com materiais confeccionados pela própria equipe pedagógica, como a minhoquinha feita de tampinhas de garrafas pet e o tambor feito de latas de leite e baquetas. Ambos os brinquedos têm o objetivo de estimular a parte visual e motora da criança, além da auditiva.

Também faz parte da rotina dos estudantes ter aulas de educação física, que visam o desenvolvimento psicomotor dos pequenos. A educadora física Andréa Cruz explica que as atividades feitas no skate, na bola ou no escorrega, entre outros, proporcionam trabalhar o equilíbrio e o tônus muscular. “Esse trabalho favorece o fortalecimento muscular das costas, das pernas, o tônus muscular e o equilíbrio da criança. Por isso, a criança vai ter uma progressão do ‘deitar’ até o momento do ‘andar’. Isso tudo já acontece de forma natural, mas esse estímulo vai preparar a criança para esse momento e ajudá-la nesse desenvolvimento”, afirma Andrea. “E o mais interessante da psicomotricidade é que não prepara apenas a criança para andar, pois contribui para o cognitivo, o emocional e o psicológico também”, acrescenta.

Cuidado

No Batista Baby, também é prioridade o cuidado com o bebê. “Por isso, no período de alimentação nossa intenção é a de também estabelecer relação de vínculo afetivo entre a criança e o educador”, completa Rosângela.

Presente nas unidades Buritis, Betim, Floresta, Ouro Branco e Uberlândia, o Berçário Batista Baby é um espaço exclusivo para crianças a partir de 4 meses, com estrutura formada por lactário, que prevê técnicas de higiene alimentar para oferecer às crianças uma dieta saudável sem risco de contaminação, móveis ergonômicos, playground com piso emborrachado, salas para repouso com tela mosquiteiro nas janelas, além de outros recursos para a segurança, conforto e bem-estar das crianças.

Tags: