Escola de esportes: quais os principais benefícios para o meu filho?

Colocar o seu filho em uma escola de esportes é uma excelente forma de contribuir para o crescimento individual e social da criança. Isso porque a prática esportiva tem diversos benefícios, podendo funcionar como atividade recreativa, competitiva e também educacional.

Nesse sentido, o esporte age como um forte instrumento pedagógico na formação integral dos jovens. Do bem-estar físico ao emocional, do lazer à construção de valores e do desenvolvimento individual à integração social, praticar esportes traz inúmeros benefícios .

Para entender mais sobre a importância de uma escola de esportes na educação de crianças e adolescentes, mostramos, neste artigo, as principais modalidades esportivas e os benefícios dessa prática. Confira!

Quais atividades meu filho pode fazer em uma escola de esportes?

Atualmente, vivemos em uma sociedade fortemente impactada pela revolução tecnológica e, nesse contexto, as crianças já crescem rodeadas por celulares, computadores, videogames, tablets etc.

Apesar dos benefícios da tecnologia, em excesso ela pode levar ao sedentarismo dos jovens, além de outros problemas, como a falta de sociabilização e de equilíbrio emocional, que podem ter consequências até na vida adulta.

Por isso, é importante estimular o gosto pela atividade física desde cedo. Existe uma gama de modalidades que seu filho pode praticar. Incentive-o a experimentar e a encontrar o esporte que mais tenha a ver com o gosto e o perfil dele.

Esportes de quadra, como basquete, futsal, handebol e vôlei, por exemplo, são ótimos para desenvolver habilidades físicas, como agilidade e força, além de incentivar o senso de equipe, já que são modalidades coletivas.

Outra opção são as artes marciais, como o judô, que ajudam na concentração, na disciplina, no autocontrole e no desenvolvimento de valores éticos, como respeito e cuidado.

As danças e atividades artísticas, como ballet, jazz, dança de rua, ginástica e patinação, desenvolvem o senso estético, a expressão corporal, a musicalidade, além de aspectos emocionais, como confiança, autoestima e autoconhecimento.

E, se seu filho tiver um perfil mais intelectual, você ainda pode apresentá-lo ao xadrez, um ótimo esporte para desenvolver habilidades de raciocínio, foco, estratégia e paciência.

Quais os benefícios do esporte para crianças e adolescentes?

Como você viu, as diversas modalidades oferecidas em uma escola de esportes proporcionam muitos benefícios. Abaixo mostramos os principais e explicamos como eles agem no processo educativo e formativo dos alunos.

Desenvolvimento de novas habilidades

A infância e a adolescência são excelentes fases para aprender novas habilidades e desenvolver as potencialidades. Ao colocar seu filho em uma escola de esportes, o que não faltará é aprendizado.

Com a prática, ele desenvolverá habilidades físicas, como coordenação motora, força, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, desenvoltura e consciência corporal, dentre outras. Mas não é só isso. Um esporte também ajuda muito no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Ao se tornar capitão de um time, por exemplo, ele aprende sobre liderança, estratégia em equipe e como motivar os colegas. Ao praticar uma arte marcial, o aluno desenvolve a empatia, o cuidado com o outro e o autocontrole. Assim, cada esporte contribui para um aprendizado amplo de novas habilidades.

Capacidade de trabalhar em equipe

Ao praticar atividades esportivas, os alunos desenvolvem o senso de equipe, compreendendo a importância de trabalhar em grupo. Nas modalidades coletivas, as crianças aprendem a colaborar umas com as outras, a respeitar as diferenças, limitações e potencialidades de cada indivíduo e a trabalhar juntos para conquistar a vitória.

A prática esportiva estimula o senso de coletividade inclusive nas modalidades individuais, pois o aluno percebe a importância da troca de experiências com outros colegas e que o trabalho em grupo é um fator essencial para um atleta alcançar seus objetivos.

Os reflexos da capacidade de trabalhar em equipe se estendem até a vida adulta, sendo muitos positivos no mercado de trabalho, nas relações interpessoais e na sociedade como um todo.

Senso de responsabilidade e disciplina

Outro benefício de colocar seu filho em uma escola de esportes é o senso de comprometimento. Ter que chegar aos treinos pontualmente, obedecer as regras do jogo, saber organizar seus horários para não prejudicar outras atividades, respeitar os técnicos, juízes, colegas e adversários — tudo isso estimula uma conduta pautada na responsabilidade e na disciplina.

Com o tempo, esse compromisso com as obrigações se torna um aprendizado, ultrapassando o campo do esporte. Assim, o aluno passa a ter mais disciplina durante as aulas e nos deveres de casa, cumpre suas tarefas domésticas (como a organização do quarto, por exemplo) e compromete-se verdadeiramente com suas responsabilidades.

Sociabilização e solidariedade

Dentre seus papéis, a prática esportiva cumpre com a função social, contribuindo para a interação e o convívio com outras pessoas. Isso é muito importante na fase infanto-juvenil, especialmente para crianças e adolescentes mais tímidos e introvertidos ou que têm dificuldade de se relacionar.

Os jogos em equipe, a vivência com outros alunos e as dinâmicas esportivas criam um envolvimento social saudável, além de construir noções como solidariedade e companheirismo.

Até mesmo o diálogo pode ser melhorado, já que a criança cria laços de amizade, compreende melhor questões de hierarquia e aprende a agir com cooperação. É um conhecimento que gera transformações para a vida toda, já que valores como esses são importantes em qualquer idade.

Saúde física, mental e emocional

Por fim, não dá para falar de esporte e não falar de saúde, não é? Praticar atividade física é bom para a saúde como um todo. No campo físico, o aluno desenvolve sua estrutura muscular, fortalece os ossos, melhora a função cardiorrespiratória e evita doenças como obesidade, dentre outros benefícios.

No campo psicoemocional, é possível melhorar a autoestima, aumentar o bem-estar e combater problemas como ansiedade e depressão. E, como a prática esportiva é repleta de derrotas, vitórias, desafios e dificuldades, o aluno aprende a lidar com emoções como frustração e impulsividade, desenvolvendo resiliência, superação e persistência.

Não é raro também o aluno que se exercita regularmente ter uma melhora no rendimento escolar. Isso porque a atividade ajuda no âmbito cognitivo, melhorando o raciocínio, o foco e a memória, por exemplo.

Como você pode ver, não são poucos os benefícios que uma escola de esportes pode proporcionar ao seu filho. Incentivar o gosto pela atividade ainda quando pequeno o ajudará na formação integral, contribuindo para que ele se desenvolva e leve bons hábitos para a vida toda.

Quer garantir que seu filho cresça de maneira saudável? Então venha conhecer a Escola Batista de esportes!