Batista conquista dois ouros e um bronze na olimpíada de robótica WRO

É com muita alegria que o Colégio Batista Mineiro anuncia sua tripla conquista na World Robotics Olympiad (WRO) – competição de robótica mais importante do mundo do segmento de educação! Referência e um dos pioneiros em Minas Gerais no ensino de robótica, o Batista foi destaque nas três modalidades regulares da olimpíada, garantindo dois ouros e um bronze pelas equipes das unidades Floresta, Ouro Branco e Uberlândia.Em 2017, a equipe Metroid também ganhou o torneio brasileiro na categoria Senior High, tornando-se agora bicampeã nacional da WRO.

A olimpíada foi realizada no último dia 1º de setembro, em Jundiaí, São Paulo. Com a vitória, as equipes de ouro do Batista garantiram a vaga para representar o Brasil na etapa internacional da WRO, que reúne os vencedores nacionais dos mais 60 países onde o torneio é realizado. Agora, a escola e as equipes organizam-se para viabilizar a participação na disputa da final, que, neste ano, será na Tailândia, de 16 a 18 de novembro.

A WRO é uma competição voltada para estudantes a partir de 10 anos. Trata-se de um evento para promoção da ciência, tecnologia e educação, para o qual as escolas são convidadas a formar equipes. O objetivo é reunir jovens de todo o mundo a fim de desenvolver criatividade e habilidades necessárias para a resolução das problemáticas de robótica propostas durante a competição.

Equipe Metroid

Bicampeão
Pela segunda vez consecutiva, a equipe Metroid conquistou o primeiro lugar da modalidade Senior High, para estudantes de 16 a 20 anos. Formada pelos estudantes Arthur Martins Santos e Otávio Almeida Leite, a equipe é da unidade Uberlândia e no ano passado disputou a etapa internacional da WRO na Costa Rica. A equipe também já venceu outras competições, a exemplo do Torneio Brasil de Robótica (TBR). “É uma alegria colhermos esse tipo de vitória, pois testifica tudo o que temos feito. O Arthur e o Otávio estão na 3ª série do Ensino Médio, e essa foi a última oportunidade que tiveram de participar da WRO conosco, fechando este período com mais um troféu. Toda a comunidade da escola está em festa devido a essa vitória”, afirma Jean Silveira, diretor da unidade Uberlândia do Colégio Batista.

O diretor destaca também que as aulas de robótica são ofertadas pela unidade já há 10 anos, por se tratar de uma oportunidade de crescimento para o estudante tanto do ponto de vista social quanto profissional. “A robótica consegue evidenciar aqueles estudantes que estão prontos para ocupar um ‘lugar ao sol’ no século 21, uma vez que é necessário ter as habilidades que a sociedade moderna tem demandado, como capacidade de trabalhar em equipe, determinação e resiliência”, pontua Jean.

Equipe Techbots

Campeões na estreia
Além da Metroid, a equipe Techbots, da unidade Ouro Branco, levou ouro na modalidade Elementary, para estudantes de 10 a 12 anos, conseguindo a pontuação necessária para classificar-se para a etapa internacional. Essa foi a primeira vez que a equipe – formada pelos estudantes Ivan Dias Andrade Domingos Machado, Leonardo Reis Alvares e Sophia Hoyer Maciel – participou do campeonato.

“Responsabilidade, trabalho em equipe, dedicação, compromisso, força de vontade foram os pilares para que a equipe pudesse alcançar um ótimo resultado na WRO. Foi um tempo de muito aprendizado, experiência e alegria para toda a equipe de Ouro Branco”, afirma a diretora do Colégio Batista Mineiro Unidade Ouro Branco, Sandra Coelho.

A equipe Alfabots, da unidade Floresta (Belo Horizonte), também estreou este ano na WRO. Formada pelos estudantes Eduardo Kaeser, Rafael Barbosa e Ian Carlos, a equipe conquistou o terceiro lugar da modalidade Junior High, para estudantes de 13 a 15 anos.

Equipe Alfabots

É uma alegria e uma honra para o Colégio Batista participar desta conquista junto às equipes. Parabéns aos estudantes e aos técnicos pela vitória!

Tags: