7 atividades lúdicas para fazer durante as férias dos meus filhos

Sempre que chega o período de recesso escolar, os pais começam a pensar em maneiras divertidas de entreter a garotada. Afinal, essa é uma ótima oportunidade para sair da rotina com os seus filhos. Isso porque fazer algumas atividades durante as férias que estimulem a criatividade da criança traz benefícios que podem ir além do que é esperado.

Assim, nós formulamos esta lista com 7 atividades para fazer durante as férias com o seu filho. Aqui você vai ver sobre atividades para aproveitar a natureza, curtir um dia de chuva dentro de casa — porque isso não é desculpa para não fazer nada —, desenvolver o senso crítico e até mostrar a sua rotina no escritório.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura e veja todas as informações!

1. Saiam para um piquenique

Para aproveitar bem a luz do dia, o programa ideal é pegar as crianças e ir para alguma praça ou parque perto de casa para fazer um delicioso piquenique. Nesses lugares, o verde, o ar puro, o espaço para brincar e os raios de sol são abundantes, sendo ótimo para as crianças desfrutarem bem da natureza.

Para colocar em prática, prepare alguns lanches na noite anterior, coloque-os em potes (ou compre uma cesta) e separe uma toalha bem bonita. Saia para o parque com tudo pronto e leve alguns brinquedos — como bola, patins, patinete, skate ou bicicleta — para as crianças. O ideal é que isso seja feito ou no início da manhã, ou no final da tarde, já que o sol nesses horários não está tão forte.

2. Organize uma sessão de cinema em casa

Caso o dia esteja meio frio, com o céu mais fechado ou chovendo, ficar em casa acaba sendo inevitável. Mas isso não significa ficar impossibilitado de fazer uma atividade diferente com as crianças. Pelo contrário! Existem ótimas atividades para dias assim.

Uma delas é a de fazer uma sessão de cinema na sala de casa! Selecione os filmes preferidos de seu filho, deixe que ele escolha um ou dois — dependendo da hora —, chame os amiguinhos da vizinhança — e alguns pais, se for o caso —, prepare um lanche rápido e aproveite com a garotada.

3. Monte uma cabana na sala

Para as crianças, só o fato de sair da rotina já é suficiente para deixá-las animadas. Imagine, então, a oportunidade de dormir fora de seu quarto e dentro de uma cabana? Animação garantida! E isso é tão fácil de fazer em casa!

Você vai precisar apenas de lençóis, cadeiras, roupas de cama um pouco mais fofinhas e um abajur. Para montar a cabana, pegue os lençóis e amarre um no outro. Depois, apoie-os em uma cadeira ou outro móvel mais alto e pronto: você tem a estrutura.

Para deixar mais aconchegante, coloque edredons para fazer as vezes do colchão, espalhe travesseiros e ligue um abajur com meia-luz. Finalize a noite contando uma história até que os pequenos peguem no sono.

4. Vá ao museu

Aflorar o lado mais cultural da criança é uma das melhores atividades durante as férias. Afinal, com a correria do dia a dia, acaba sendo um pouco mais difícil de se programar para levar os pequenos aos museus.

Em ambientes como esse, os seus filhos podem aprender sobre história, geografia, astronomia e botânica, por exemplo, de uma forma muito lúdica e leve. Além disso, programas que explorem mais o intelecto da criança estimulam o desenvolvimento de seu senso crítico desde cedo.

5. Leve o seu filho para o trabalho

Boa parte das crianças tem muita curiosidade de saber como é um dia de trabalho do papai e da mamãe. Assim, reservar uma data para que eles passem um tempo por lá com você pode ser uma boa. Nesse dia, a criança vai poder brincar da sua profissão com os objetos reais, sendo uma ótima forma de explicá-la como é o seu ofício.

Levar o seu filho para o trabalho pode ser um pouco mais burocrático do que outras atividades. Portanto, combine bem com a sua equipe e olhe com o setor de RH um bom dia para levá-lo ao escritório.

6. Organize uma caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira muito divertida e que as crianças normalmente gostam muito. Para brincar, é só escolher um objeto — se for algo que o seu filho gosta muito, ele pode ficar mais empolgado —, escondê-lo e colocar a criançada para procurar por ele.

Para deixar mais interessante, dependendo da idade dos pequenos, você pode escrever algumas pistas que levem a outras e, no fim, ao local onde está escondido o tesouro. Você pode também dar um pequeno mimo para todas as crianças, por terem participado. É diversão garantida!

7. Escrevam um livro juntos

Essa é uma ótima forma de estimular a imaginação dos pequenos! De início, você pode achar meio complicada essa história, mas nós garantimos: é uma atividade mais fácil do que parece e ainda incentiva a escrita à mão.

Para colocá-la em prática, basta pegar algumas folhas de papel em branco e dobrá-las ao meio. Pegue uma delas e faça desenhos na parte da frente e de trás com o seu filho, para servirem como a capa e a contracapa do livro. Depois, é só ir escrevendo a história nas outras folhas, fazer as ilustrações e encaixá-las dentro da que vocês reservaram para ser a capa.

Para arrematar, você pode grampear no lugar em que as folhas se encontram ou dar dois pontinhos com linha e agulha — sempre com muito cuidado e segurança para não deixar que o pequeno se machuque.

Depois de fazer todas essas atividades durante as férias, você vai ver como esse tempo foi divertido e proveitoso para toda a família. Coloque-as em prática nestas férias mesmo! O seu filho vai adorar sair da rotina e vai criar lindas memórias desses dias!

Gostou do nosso conteúdo sobre atividades para fazer durante as férias? Então, aproveite para nos acompanhar em nossas redes sociais e veja vários conteúdos relacionados à educação! Estamos no Facebook e Instagram!