A importância da educação bilíngue no século 21

Na atualidade, como grande parte da população mundial fala mais de um idioma, o bilinguismo passou a ter lugar de destaque na educação. E, pelo fato de a língua inglesa ter se tornado a língua franca desse mundo globalizado e ser fundamental na instrução e inclusão sociocultural, digital e até econômica dos cidadãos, torna-se papel da escola preparar o estudante para viver e conviver em qualquer parte do planeta.

Diante disso, nossa escola tem fomentado a educação bilíngue com o intuito de auxiliar o estudante a desenvolver as habilidades sociais, linguísticas e cognitivas requisitadas pela sociedade do século 21. Compreendemos que, ao trazer essa formação para o nosso plano pedagógico, não estamos falando apenas da soma de dois idiomas, pois a educação bilíngue vê as duas línguas como partes integrantes de um mesmo sistema.

Sendo assim, a segunda língua passa a fazer parte do repertório do falante que, por sua vez, a usará como e quando quiser. Por essa razão, como instituição educacional, sabemos que a proposta da educação bilíngue precisa oportunizar que o estudante o mundo usando a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural.

Podemos dizer que temos vivido essa realidade no Colégio Batista com os estudantes do Maternal III ao Ensino Fundamental I, e planejamos contemplar também as demais séries da educação básica. Isso tem sido possível uma vez que, nas unidades do Colégio Batista, o aprendizado do inglês é tão cotidiano quanto o português, aplicando os dois idiomas juntos às disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática, Artes… Dessa forma, as crianças aprendem conteúdos de outras matérias por meio do inglês.

Além disso, desenvolvem fluência verbal na língua inglesa. Nessa perspectiva, nosso projeto pedagógico busca estar alinhado com as premissas da educação bilíngue que estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com documentos que norteiam a educação internacional, como a Educação para a Cidadania Global e os Quatro Pilares da Educação regidos pela UNESCO, bem como com a abordagem metodológica CLIL. Afinal, o foco da educação bilíngue do Colégio Batista está em fazer dos cidadãos que vivem nesse mundo conectado e sem fronteiras geográficas pessoas conhecedoras das diferentes formas de comunicação, com competência socioemocional diante da diversidade socioeconômica e cultural do mundo.

Por Rita Miranda

Coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio Batista Mineiro e diretora da Escola Batista de Idiomas
Graduada em Letras (Português e Inglês), pós-graduada em Língua Inglesa (PUC Minas), pós-graduada em Gestão de Instituições de Ensino (Faculdade Batista de Minas Gerais) e pós-graduada em Metodologia para a Educação Bilíngue (Centro Universitário UniOpet)